Colunistas
Publicado em 28 d Setembro d 2017

UM ILUSTRE ATIBAIENSE

por Fabio Oberdan Capuani

João Pereira Dias

A personalidade homenageada este mês em nossa coluna é um professor.
Seu nome é ´João Pereira Dias. Ele nasceu em São José do Rio Pardo, estado de São Paulo, em 16 de agosto de 1915. Foi casado com Celiza de Lima Pereira e tiveram três filhos: Maria Alice, Geraldo Fernando e Sebastião Augusto. Iniciou seus estudos em sua cidade natal. Em Campinas cursou o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora ,no qual concluiu o magistério. Estudou depois Ciências na Academia São Luiz, da PUC deCampinas , e a partir de 1917 passou a lecionar na Escola Normal Euclides da Cunha, em São José do Rio Pardo.
Eu tenho o privilégio de ter sido aluno do Prof. João Pereira Dias. Ele era professor de matemáticae eu fui aluno dele na Escola de Comércio Gertrudes Pires Alvim. É com saudade que me lembro das aulas dele. De forma serena, apresentava explicações claras , e nunca deixava os alunos com dúvidas, mesmo naqueles assuntos mais difíceis da Matemática.
Em 1950, ele decidiu fixar residência em Atibaia, onde participou ativamente para fazer que o Estado de São Paulo encampasse o Ginásio Atibaiense, uma instituição pública particular que depois passou a ser o primeiro colégio público secundário em Atibaia, que era, aliás, muito admiradopor possuir um ensino de alta qualidade. . O Colégio foi encampado e o Professor João Pereira Dias passou a lecionar nele. Sua denominação passou a ser então Colégio e Escola Normal Major Juvenal Alvim, que atualmente se denomina Escola Major Juvenal Alvim, e oferece o ensino fundamental e o ensino médio.
Em 1951, o Prof. João Pereira Diafundou a Escola Técnica de Comércio Gertrudes Pires Alvim. Foi a primeira escola a funcionar no período noturno em Atibaia, para atender os alunos que trabalhavam. . Oferecia o curso de contabilidade.
Em 1971 fundou a Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Atibaia, que oferecia cursos de Contabilidade e Administração.
O nosso homenageado deste mês foi durante vários anos diretor do Clube Recreativo Atibaiano.
Faleceu em Atibaia em nove de dezembro de 1979.
Por tudo que fez pela educação em Atibaia, o Prof. João pereira Dias será sempre lembrado com muita gratidão pelo povo atibaiense.
Em 1980, a Prefeitura da Estância de Atibaia prestou merecida homenagem a esse ilustre professor determinando que, pela lei nº1690/80, quea Rua Sibipurunas localizada no Samambaia Parque Residencial passasse a se denominar Rua Professor João Pereira Dias.


Publicado em 13 d Dezembro d 2011

Conte com a proteção dos anjos e saiba como atrair a sorte em 2012

por Fabio Oberdan Capuani

Áries
Samuel, o anjo da vitória: Salmo 2. Esteja alerta para não perder oportunidades. Viverá desafios, pois gosta de agir só e precisa aprender a trabalhar em grupo. Isso vai ajudá-la a melhorar suas relações pessoais. Sua vida financeira vai melhorar, mas não apresse os fatos. Chame a sorte para 2012: acenda uma vela amarela e coloque embaixo dela o seu nome e o que deseja. Espere a vela chegar ao fim e jogue os restos no vaso de uma planta.

Touro
Anael, o anjo da segurança: Salmo 51. Apesar das questões financeiras não estarem caminhando como gostaria, não desanime e vá à luta. Tenha paciência para realizar seus desejos, sem a interferência de ninguém. Seu trabalho será árduo, mas os resultados serão compensadores. Invista no amor, pois nesse ano sua relação vai lhe trazer muitas alegrias. Chame a sorte para 2012: tenha em sua mesa de trabalho uma pedra citrino.

Gêmeos
Rafael, o arcanjo da cura: Salmo 22. Procure usar sua inteligência e bom humor para ganhar elogios. Um rosto feliz será a sua marca. Assim, todos vão se aproximar de você! 2012 será propício para o novo, por isso aposte em projetos inovadores e mudanças. Chame a sorte para 2012: tenha sempre um vaso com margaridas e nela um bilhetinho, pedindo ao anjo que olhe sua planta e você, trazendo sorte.

Câncer
Gabriel, o anjo da alegria: Salmo 26. A relação afetiva vai lhe trazer boas surpresas e no segundo semestre viverá uma fase excelente. A harmonia promete se estabelecer na sua vida pessoal. Chame a sorte para 2012: num saquinho de cetim verde coloque um papel com o versículo 4 do salmo 93. Acenda um incenso de mirra e passe-o sobre a fumaça enquanto reza um Pai Nosso. Leve esse saquinho sempre com você.

Leão
Miguel, o anjo iluminado: Salmo 19. Você passará por bons momentos no trabalho, mas terá que tomar decisões radicais. Terá muitos desafios a enfrentar, portanto, reúna forças. No amor as incertezas poderão abalar o relacionamento. Não seja exigente, reveja os valores de quem ama. Chame a sorte para 2012: acenda incenso de canela e cravo nas quintas-feiras. No final sopre as cinzas pela janela e imagine que a negatividade está saindo!

Virgem
Rafael, o anjo da solidariedade: Salmo 130. Poderá resolver os problemas de amor se conseguir controlar sua mania de querer tudo perfeito e parar de implicar com o que a pessoa amada faz ou diz. Trace metas para sua vida profissional, pois esse será um ano muito especial. Chame a sorte para 2012: desenhe ou pinte uma estrela e coloque-a em um canto de sua casa. Ela vai lhe dar paz e achará respostas para seus problemas.

Libra
Anael, o anjo da força: Salmo 25. No novo ano, não queira prender a pessoa amada a todo custo sem saber se é correspondida na paixão. Dê fim à insegurança e aprenda a valorizar seu par e seus sentimentos. Chame a sorte para 2012: tenha sempre balas de goma em sua mesa de trabalho. E quando comprá-las, ofereça-as aos anjos para que eles lhe tragam boa sorte. Em seu trabalho estará atravessando uma maré de sorte.

Escorpião
Azrael, o anjo da sensualidade: Salmo 9. Mudanças positivas vão ocorrer em seu trabalho e nas finanças. Todo contato e mudança que fizer na área profissional serão positivos. Procure se aperfeiçoar. No amor, alguém especial deverá surgir na sua vida. Chame a sorte para 2012: durante o ano, acenda uma vela vermelha junto a uma flor vermelha, sobre um pires, e reze o salmo 70 oferecendo para Azrael. Quando terminar, jogue tudo em um jardim.

Sagitário
Saquiel, o Anjo do poder: Salmo 17. Você poderá receber uma excelente proposta e vai caminhar para o sucesso. Um novo romance pode chegar no segundo semestre. Chame a sorte para 2012: colha uma flor amarela em um dia de sol; pegue seu caule e faça um anel que caiba no seu dedo indicador. A flor deve ser enterrada com um papel, onde devem estar escritos os seus desejos. Use o anel por três dias e depois jogue-o em um vaso florido.

Capricórnio
Cassiel, o anjo do poder: Salmo 43. Aproveite para colocar sua vida afetiva em ordem e pare de fazer cobranças à pessoa amada. Se está só, abra seu coração, junte-se a pessoas bem humoradas e conquiste o novo amor que virá. Chame a sorte para 2012: em uma caixinha, coloque uma pedra citrino e uma folha dourada. Feche-a e pingue na tampa três gotas de laranja. Leve-a com você quando precisar de sorte. Liderança em alta!

Aquário
Uriel, o anjo das mudanças: Salmo 86. Nova oportunidade deverá surgir. A sua situação financeira melhorará. Prepare-se para mudanças no amor e nos negócios, que surgirão trazendo-lhe alegrias. Chame a sorte para 2012: em três litros de água quente, coloque folhas de alface, de amendoeira e de bambu, e sete gotas de essência de verbena. Deixe amornar, junte sal grosso e jogue em seu corpo do pescoço para baixo. Jogue fora o que sobrou.

Peixes
Assariel, o anjo da intuição: Salmo 26. Invista no seu relacionamento amoroso. Esse será um ano prazeroso. Se está só, prepare-se, pois terá fortes emoções! Não deixe que mal entendidos perturbem o seu astral. Chame a sorte para 2012: em uma taça maior coloque uma maçã, cravo, canela, noz-moscada e flores hidratadas picadas. Consagre aos elementos da natureza e a Júpiter, o planeta da fartura. Coloque como enfeite em sua casa.


Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001