Publicado em 11 d Agosto d 2010

Momento Político

"É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros." (Demóstenes)

HOMENAGEM A MATURANA
Nesta semana, sessão solene da Câmara homenageará com título o vereador Pedro Maturana, que faz 82 anos, metade deles dedicados à política. Com a homenagem, Maturana reforça sua candidatura à presidência em 2011, cargo também almejado por Emil Ono, Saulo do Gás e José Paulo Teixeira. Em resumo, dos seis integrantes da oposição, quatro são candidatos. Será que eles vão se entender até o final de 2012, último ano do mandato?

SITUAÇÃO COM MAIS UM?
A situação, grupo de apoio ao prefeito, sonha em trazer mais um vereador para seu lado, dentro da Câmara. Este vereador, no momento, é Saulo do Gás, que foi visto dando seu apoio ao ex-prefeito Beto Trícoli, candidato a deputado estadual. Se ele for novamente incorporado à situação, seus problemas com o PP de Mauro Antunes e Lenita Ferreira de Moraes também terminarão. Essa decisão, portanto, interessa a muita gente.

ERRO CORRIGIDO
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) corrigiu a falha cometida na semana passada e retirou o nome do deputado Edmir Chedid, candidato à reeleição, da lista dos impugnados pelo Ficha Limpa. Nesta seman, ele confirmou, por sua assessoria, a disposição de apoiar os produtores rurais de todo o Estado. Em Juquiá, Chedid declarou que possui ações definidas para melhorar o dia a dia do homem do campo.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Além da "ficha-limpa", o site Ficha Limpa exige a prestação de contas semanal dos candidatos, que deve incluir a origem e o montante de recursos obtidos assim como os gastos realizados. Pela legislação, o candidato precisa prestar contas somente 30 dias após o pleito, informaram o site Comunique-se e a Folha de S. Paulo.

ACESSIBILIDADE NAS ELEIÇÕES
Com o objetivo de discutir melhorias nas condições de acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas seções eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Sebastião Misiara, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, Marco Pelegrini, e a deputada estadual Célia Leão (PSDB). O encontro abordou medidas que incentivam o exercício do voto e lembrou das melhorias já realizadas para a inclusão de todos os cidadãos nesse processo democrático.

TODOS OS LOCAIS
O Estado de São Paulo, hoje, conta com 6.325 seções eleitorais especiais. Há um ano esse número era de 1.905, o que representa um acréscimo de 232%. A capital, que contava com 473 seções especiais em março de 2009, possui atualmente 1.772, um aumento de 267%. O crescimento no interior foi de 218%, passando de 1.432 seções acessíveis para 4.553. A meta do Tribunal Regional Eleitoral-SP é levar a acessibilidade a todos os locais de votação. “Estamos trabalhando nesse sentido”, explicou o presidente do Tribunal, desembargador Walter de Almeida Guilherme. No último ano, o Estado de São Paulo aumentou em 15% o número de seções, o que também contribuiu para aumentar o número das especiais.

ATUALIZADO NO TWITTER
No sábado, após o show de Ed Mota no Centro de Convenções, o candidato a deputado estadual Beto Trícoli, ex-prefeito de Atibaia, contou que visitou núcleos em Jaboticabal e Araraquara. Ao mesmo tempo, ele atualizava seu Twitter com fotos do Centro de Convenções e respondia questões de eleitores interessados no debate sobre sustentabilidade e outros temas.

PAREDE HISTÓRICA
No escritório político de Atibaia, mantido pelo deputado federal Roberto Santiago (PV-SP), há uma parede dedicada a heróis da história brasileira, com imagens e pequenas biografias. É um passeio por vários momentos gloriosos. Se não estivéssemos em um período de campanha, seria o caso de recomendar uma visita de escolas ao escritório, para conhecer e reconhecer esse painel de heróis.

CONTRASTE DA POLÍTICA
Como bem comparou Douglas Barbosa, “as formigas trabalham para sustentar a rainha. Em troca, ela produz novas formigas, que irão defender e buscar mais comida para o formigueiro. Nós trabalhamos para sustentar os políticos. Em troca, eles produzem mais políticos que pouco fazem”.

ESCOLHA BEM
Aos poucos os políticos de fora dos nossos limites estão mostrando a cara em nosso paraíso. Alguns são desconhecidos e mostram particularidade invejável, tudo para tentar ganhar votos dos mais desavisados. O eleitor deve se informar sobre o passado de candidatos, evitando eleger pessoas que nada têm a ver com o nosso cotidiano. Escolha bem um deputado, pois ele custa caro. Pense bem.

SÃO ANALFABETOS
Dos 135,8 milhões de brasileiros cadastrados na Justiça Eleitoral para votar na eleição deste ano, 27 milhões nunca frequentaram a escola ou são analfabetos. Desse total, 8 milhões declararam ao tirar o título eleitoral que não sabem ler ou escrever. Outros 19 milhões se dizem alfabetizados, mas não foram à escola. Na média, 20,5% do eleitorado do país está nessa situação. São 516 mil eleitores com ensino superior completo hoje no Brasil, segundo o TSE.

CONFIRMADO
Na edição desta coluna no sábado, dia 31, dissemos que com fim do recesso, a Câmara iria voltar para aprovar nomes de ruas, votos de congratulação, pêsames, aniversário, título de cidadão e outros. E na sessão desta segunda-feira não deu outra: os vereadores aprovaram votos de congratulação pela troca de presidência de uma entidade. E para não ficar muito chato, aprovaram também a colocação de obstáculo na Alameda Lucas Nogueira Garcez.

TRE só reprova um
Em seu artigo nesta sexta-feira no Estadão, Fausto Macedo informa que o prazo para impugnação de candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa terminou na quinta-feira, mas em São Paulo somente um dos 60 políticos contra os quais a Procuradoria Regional Eleitoral requereu veto - Gildão de Oliveira, do PDT – teve candidatura indeferida. Não há previsão para o TRE examinar os outros casos, que citam candidatos condenados por decisão colegiada sob suspeita de prática de atos de improbidade e corrupção.

FRASES DA SEMANA

“As formigas trabalham para sustentar a rainha. Nós trabalhamos para sustentar políticos”.

“Deus que se cuide. O Ecad quer cobrar sobre a música tocada nas igrejas. Só falta estatizarem a comunhão”. Ancelmo Góis, em sua coluna no Diário de S. Paulo.

“Em cada 5 eleitores do país 1 nunca foi à escola e o pior é que vota”.

“Na lei da Ficha Limpa esqueceram de enquadrar os ‘bocas sujas’”.

“O Museu de História Natural pode fechar as portas. Se isso acontecer, será um duro golpe”.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001