Publicado em 08 d Agosto d 2018

Justiça Eleitoral: Atibaia passa a ter 106.960 eleitores

No próximo dia 7 de outubro, 147.302.354 eleitores, distribuídos pelos 5.570 municípios do país, poderão votar nos seus representantes políticos.

Imagem

Estatísticas do eleitorado – Quantitativo do eleitorado é o título do item que pode ser pesquisado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Ali, o interessado obtém números por município/zona eleitoral, por região/UF/município e por zona eleitoral. O endereço é o http://www.tse.jus.br/eleitor/estatisticas-de-eleitorado/quantitativo-do-eleitorado.
Segundo o TSE, Atibaia tem hoje 106.960 eleitores. No próximo dia 7 de outubro, 147.302.354 eleitores brasileiros poderão votar em seus representantes políticos. Esses eleitores estão distribuídos por 5.570 municípios, bem como em 171 localidades de 110 países. As estatísticas da Justiça Eleitoral mostram que houve aumento do eleitorado de 3,14% em relação às últimas eleições gerais realizadas no país, em 2014.
O TSE esclarece que as informações do eleitorado dizem respeito aos cidadãos brasileiros aptos a votar no pleito deste ano. Outros 1.409.774 eleitores não poderão votar nem se candidatar em 2018, por estarem com os direitos políticos suspensos.

CONTAS DE PARTIDOS
Este ano, além de eleger o novo presidente da República, os brasileiros em dia com a Justiça Eleitoral vão escolher deputados federais, deputados estaduais ou distritais, dois senadores por estado e o governador de cada uma das 27 unidades da federação.
Segundo o site, a Justiça Eleitoral organiza, fiscaliza e realiza as eleições regulamentando o processo eleitoral, examinando as contas de partidos e candidatos em campanhas, controlando o cumprimento da legislação pertinente em período eleitoral e julgando os processos relacionados com as eleições.
LOGÍSTICA ELEITORAL
“Embora as etapas de votação, totalização e divulgação dos resultados sejam as mais conhecidas, o processo eleitoral possui outras fases muito importantes como o cadastro eleitoral, a etapa de candidaturas, a prestação de contas e a logística eleitoral. Há ainda a fase de pós-eleições, que compreende, entre outras atividades, a diplomação dos eleitos”, acrescenta o texto.
O TSE afirma ainda que, em todo o processo eleitoral, há mecanismos para garantir a normalidade dos pleitos, a segurança do voto e a liberdade democrática.

O Atibaiense - Da redação

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001