Publicado em 20 d Abril d 2017

4º Ocupa Atibaia recebe número recorde de inscrições

Por conta do grande número de inscritos, o júri precisará de um tempo maior do que o habitual para analisar todos os projetos.

Ocupa Atibaia

Quem anda pelas ruas da cidade já deve ter notado que, nos três últimos anos, um número cada vez maior de muros ganha desenhos, traços e cores, graças às intervenções de talentos da street art. Vários desses murais podem ser vistos na região do Centro e Caetetuba, e foram concebidos graças ao apoio do Ocupa Atibaia, edital independente da Incubadora de Artistas que oferece auxílio financeiro a projetos de intervenção urbana e arte de rua, que são executados obrigatoriamente em Atibaia. Neste ano de 2017, no último dia do mês de março, foram encerradas as inscrições para a quarta edição do evento, que seleciona, a cada ano, cerca de 10 trabalhos, dando aporte de R$ 1.500,00 a cada.
Esta última edição recebeu um número recorde de inscrições, foram cerca de 450, sendo que, a média dos anos anteriores não ultrapassou 120. “Por ser um dos únicos editais de intervenção urbana no Brasil, o Ocupa Atibaia recebe trabalhos de nomes conceituados da street art nacional e vem conquistando muita visibilidade nesse segmento, que é considerado, atualmente, um fenômeno não só em nosso país como no mundo todo”, contou Vitor Carvalho, um dos diretores da Incubadora de Artistas.
Por conta do grande número de inscritos, o júri precisará de um tempo maior do que o habitual para analisar todos os projetos. A lista com os nomes dos selecionados será divulgada até o fim deste mês de abril, na página da Incubadora de Artistas no Facebook e no site.
Já no mês maio, devem ocorrer as primeiras intervenções selecionadas, em locais e datas que serão divulgados com, no mínimo, uma semana de antecedência. As ações, sempre gratuitas, podem ser realizadas até o fim de 2017, em espaços públicos da cidade. “O Ocupa Atibaia pretende fazer um trabalho em conjunto com a comunidade, para que o artista possa entrar em contato direto com a população e a população possa curtir arte em seu dia a dia, sem precisar pagar nada por isso”, explicou Vitor.

Ofereça um Muro
O Ocupa Atibaia também está selecionando espaços para receberem os trabalhos de grafite que poderão ser contemplados nesta edição. Aqueles que tiverem interesse em disponibilizar um muro para receber a arte, devem enviar um e-mail para contato@incubadoradeartistas.com.br com foto, endereço e dimensões aproximadas do local. A associação dará prioridade a lugares com grande circulação de pessoas e boa visibilidade.

Biblioteca Lukas Lampros
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre street art pode consultar uma das únicas bibliotecas de artes visuais da região, com uma vasta documentação de arte de rua e intervenção urbana. Localizada dentro da galeria da Incubadora de Artistas, a Biblioteca Lukas Lampros conta com um acervo de cerca de 500 obras, sempre em expansão, graças às inúmeras doações recebidas.
Nesta semana, o espaço ganhou um novo reforço, com mais de 50 livros doados por Jonathan Brito e Fernando Galante Silva, em nome do Instituto Itaú Cultural. Entre as novidades, já podem ser consultados volumes com conteúdos de artistas renomados como Calder, José Antônio da Silva, Picasso, Leonilson e Beatriz Milhazes, entre outros.
O espaço está localizado na Praça Claudino Alves (da Matriz), 78 – Centro – Atibaia – SP, pode ser visitado de quarta a sexta-feira, das 14 às 19 horas e, aos sábados e domingos, das 15 às 19 horas, e tem entrada gratuita.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você acha que a Prefeitura deveria reformar novamente a Praça da Matriz e a rua José Lucas? (Sem causar transtornos ao comércio)

SIM
NÃO

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001