Publicado em 09 d Outubro d 2017

Atibaia é representada no 17º Encontro Anual da Rede Nossas Crianças

Anna Luiza, representou a cidade e foi destaque no Encontro ao palestrar sobre o protagonismo de crianças e adolescentes

O encontro contou com a participação de ícones da rede protetiva dos direitos de crianças e adolescentes

No dia 26 de setembro ocorreu, na cidade de São Paulo o 17º Encontro Anual da Rede Nossas Crianças, uma iniciativa da Fundação Abrinq que reuniu mais de duzentas organizações e instituições sociais conveniadas pelo programa, vindas de vários estados do país.

Neste ano o tema foi “O protagonismo de crianças e adolescentes: quando começa?” O encontro contou com a participação de ícones da rede protetiva dos direitos de crianças e adolescentes, tais como a Professora Dra. Irandi Pereira e Rosangela Cunha, além de, é claro, a jovem atibaiense Anna Luiza Calixto.

Anna Luiza, pequena atibaiense que desenvolve diversos trabalhos voltados para a garantia de direitos de crianças e adolescentes, é escritora, ativista e membro do Comitê Nacional de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil, atuando na área desde os oito anos. Desenvolveu a palestra de abertura do Evento, além de mediar uma Oficina no período da tarde, com o tema: “O protagonismo infantojuvenil na construção de espaços de participação político-social”, através da qual a atibaiense de dezessete anos trouxe sua perspectiva de atuação no sistema de garantia de direito e articulou sobre as mais variadas ferramentas possíveis para garantir a voz efetiva de crianças e adolescentes.

Anualmente a Fundação Abrinq realiza um Encontro com um tema de interesse das organizações sociais com abordagem teórica e com vivências. Esse é um amplo encontro aberto às organizações da sociedade civil, representantes do poder público, de empresas e distintos parceiros que trabalham com foco na criança e no adolescente. O tema deste ano trouxe várias reflexões sobre qual o verdadeiro papel do educador social e como criar ou reestruturar espaços de participação no qual crianças e adolescentes possam ser protagonistas.

Para Anna Luiza Calixto, estes espaços já existem, basta que os gestores revejam sua forma de construir políticas públicas. Destaca ainda: “Participar do Encontro enquanto ativista infantojuvenil, acima de qualquer outro trabalho que tenho desenvolvido, significa um imenso progresso no sistema de garantia de direitos, que neste importante momento inclui crianças e adolescentes na formação da rede protetiva e na construção de espaços de participação político social, ampliando a discussão e nos trazendo para conduzir o crescimento de um Brasil mais justo. É um imenso prazer contribuir para este marco histórico da concepção de atuação político social”.

Anna ainda permaneceu após o término das atividades, atendendo o público presente e tirando dúvidas, colocando-se a disposição para auxiliar no desenvolvimento de ferramentas municipais para a primazia da garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001