Publicado em 12 d Abril d 2018

Envelhecimento saudável foi tema de palestra no Recreativo

O encontro foi na tarde o último sábado, 7 de abril, no Clube Recreativo Atibaiano.

O encontro aconteceu no Clube Recreativo Atibaiano.

“Envelhecer no mundo atual” foi o tema do Café Cultural, que contou pela segunda vez com o psicólogo João Paulo Correia Lima. O encontro foi na tarde o último sábado, 7 de abril, no Clube Recreativo Atibaiano. O palestrante apresentou e compartilhou, ouvindo os presentes, reflexões e dicas para se envelhecer com qualidade de vida em uma conversa bem informal.
“É um tema muito forte, porque temos uma perspectiva de vida cada vez mais longa e isso traz uma série de situações para administrar. Agradeço demais à simpaticíssima plateia, muito participativa e agradável e ao Clube que recebeu a todos com simpatia e um delicioso café com quitutes”, observou João Paulo. Durante a palestra, ele colheu interessantes depoimentos dos presentes sobre a experiência de envelhecer e superar obstáculos e desafios, da parte física aos aspectos afetivos e comportamentais.
Terceira idade? “Veja bem, não existe terceira idade. Nasceu, tá envelhecendo. O envelhecimento não é um acontecimento tardio, como infância e juventude. Logo que nascemos, começamos a envelhecer. Não há um marco para o início da 'terceira idade', não há terceira idade. A infância é caracterizada pela imaturidade sexual; a adolescência e a puberdade são marcos biológicos e sociais”, respondeu o psicólogo.
Para João Paulo, existe uma categoria de “mais velhos”. Eles “eram os sabidos da turma. Mas, com a modernização, viraram 'velhos'. Vemos que há uma idolatria da juventude, como mostram os filmes, o mercado. Por isso, para envelhecer bem no mundo contemporâneo é necessário se atualizar, pertencer; exercícios, alimentação. Nunca, em hipótese alguma, aceitar o 'espaço' que lhe 'destinaram', porque este é o princípio do falecimento, não por idade, mas por desligamento orgânico”, alertou.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001