Publicado em 25 d Dezembro d 2018

266ª Cavalhada de Atibaia acontece amanhã

Confira as ruas e avenidas que estarão sinalizadas e bloqueadas de 10h a 13h na próxima quarta-feira (26)

Cavalhada

Na próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro, a Cavalhada em louvor a Nossa Senhora do Rosário reunirá cavaleiros em trajeto por algumas vias da cidade. Na Imprensa Oficial Eletrônica do município do dia 8 de dezembro, a Prefeitura publicou o Decreto nº 8.708/18, que dispõe sobre a normatização e fiscalização do evento e estipula o seu trajeto. O documento previa a possibilidade de alteração do itinerário mediante necessidade do Poder Público, o que ocorreu esta semana objetivando preservar a decoração de Natal exposta nas vias do trajeto anteriormente definido.

O novo itinerário conta com as seguintes vias e locais: Saída/Concentração (ao lado da antiga Mercotubos); Alameda Santa Filomena; Avenida Professor Odair da Silva Pinto; Travessia sob a Rodovia Dom Pedro I – SP 65; Avenida Jerônimo de Camargo; Rua Agenor Pedroso de Souza; Rua Doutor Zeferino Alves do Amaral; Rua Adolfo André; Rua Lourenço Franco; Praça Guilherme Gonçalves; Largo do Rosário (Igreja do Rosário); Avenida Nove de Julho; Rua Monsenhor Kohly; Rua Doutor Zeferino Alves do Amaral; Rua Estudante Ednaldo Aparecido Salles; Avenida Jerônimo de Camargo; Travessia sob a Rodovia Dom Pedro I – SP 65; Avenida Professor Odair da Silva Pinto; Alameda Santa Filomena; Retorno/Dispersão (ao lado da antiga Mercotubos).

A Prefeitura sinalizará e fará a interdição dessas vias das 10h às 13h, além de organizar o trânsito local. Com relação ao estacionamento de veículos, a Prefeitura recomenda que no dia do evento (26) os motoristas evitem estacionar nessas vias que integram o trajeto da 266ª Cavalhada, assim como em acessos adjacentes em horários próximos ao evento.

A mudança no trajeto foi definida em reunião entre integrantes das secretarias de Segurança Pública, de Mobilidade e Planejamento Urbano, de Cultura e Eventos e de Agropecuária, e o novo itinerário foi baseado no antigo modelo de percurso da Cavalhada. Como o cortejo é conduzido por um caminhão – do tipo trio elétrico, de médio a grande porte – a Prefeitura entendeu ser prudente não transitar com esse veículo pelas ruas da cidade onde estão localizados os enfeites natalinos – como os arcos com iluminação – bem como não passar nas imediações da Praça da Matriz.

Os enfeites de Natal deste ano foram incorporados a mais ruas centrais, que contam com arcos metálicos de aramados e arabescos e iluminação em Led. A Rua José Lucas está com arcos iluminados e a Praça da Matriz recebeu, recentemente, novo layout e paisagismo, e no momento tem inúmeros enfeites natalinos. Já no Calçadão (Rua José Alvim), há uma ornamentação feita em parceria entre a Prefeitura e o comércio local, com a finalidade de atrair os consumidores nesta época do ano.

A Prefeitura ressalta que logo após a passagem do cortejo a Secretaria de Serviços disponibilizará um caminhão pipa e equipe para a limpeza das vias, serviço que também poderia ser prejudicado em função dos enfeites de Natal e/ou comprometê-los.

A 266ª edição da Cavalhada de Atibaia em louvor a Nossa Senhora do Rosário é considerada um patrimônio cultural do município, integrante das festividades do Ciclo Natalino. Seu primeiro registro datado é do ano de 1.752, e hoje a Cavalhada está, inclusive, prevista no calendário oficial de eventos da cidade, já que é uma manifestação popular com origem religiosa, folclórica e cultural, tradicional no município.

Vale lembrar que o Decreto nº 8.708/18 está disponível para consulta no site da Prefeitura e vigorará somente no dia 26 de dezembro de 2018, data de realização da Cavalhada.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001