Publicado em 07 d Agosto d 2017

A Saúde emocional e a odontologia

Por prof. Dr. Ricardo de Oliveira Silva

Imagem ilustrativa

O estresse faz parte do seu dia a dia? Os acontecimentos têm tirado a sua paz e o seu bem estar? Você já deve ter ouvido falar que o estresse não faz nada bem à sua saúde emocional mas, além disso, você sabia que ele também pode interferir diretamente na sua saúde bucal?
A mídia divulgou recentemente que a atriz Demi Moore perdeu dentes por conta do estresse. Será que isso pode mesmo acontecer? São raros os casos em que o estresse pode ocasionar a parda de dentes, mas sim, pode acontecer!
Uma das principais condições que levam à perda de dentes é o bruxismo. O bruxismo diurno, por exemplo, acontece quando se está acordado, essa anormalidade está relacionada a problemas de ansiedade e emocionais. Além do desgaste dos dentes, o estresse pode afetar as estruturas que dão suporte aos dentes.
O estresse emocional em um nível muito alto pode prejudicar a prática diária de certos cuidados com a higiene bucal e ocasionar problemas como a cárie e a gengivite que, futuramente, podem gerar a perda dentária.
Nem sempre o paciente percebe os problemas que o estresse pode ocasionar em sua saúde, por isso, é importante ficar atento a qualquer aviso que o corpo pode estar emitindo (dores nos dentes, na mandíbula, mau hálito) e ao perceber qualquer alteração é fundamental procurar ajuda de um profissional que saberá dizer o que pode ser feito a respeito e apresentar medidas que visam promover maior qualidade de vida e bem-estar e que podem, inclusive, prevenir a perda dentária.

Prof. Dr. Ricardo de Oliveira Silva é especialista e Mestre em Implantodontia - Doutor FOP/UNICAMP - Diretor da Master Implant

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você acha que a Prefeitura deveria reformar novamente a Praça da Matriz e a rua José Lucas? (Sem causar transtornos ao comércio)

SIM
NÃO

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001