Publicado em 10 d Novembro d 2017

Combate à propagação da febre amarela é foco da Saúde de Atibaia em parceria com a PROFTEC

No dia 21 e 22 de Outubro, a Secretaria de Saúde de Atibaia em parceria com a PROFTEC – ensino profissionalizante e técnico; se fez presente no programa de combate à propagação da febre amarela.

Foto - Arquivo Proftec

Doença infecciosa febril aguda transmitida ao homem através do mosquito Aedes aegypt, cujo habitat natural também é próximo ao dos macacos, animal que foi vítima fatal dessa doença no bairro Cachoeira.
Somente após a morte do macaco que os cidadãos passaram a se preocupar com a contaminação, pois a campanha teve início em Abril e a população não tinha conhecimento da gravidade e dos riscos de morte da febre amarela.
O sintoma da doença é febre alta. Nesse caso, antes de qualquer medicação caseira, o cidadão deve ser levado diretamente à base mais próxima de saúde, examinado e, se infectado, deve ser direcionado a UTI – unidade intensiva de tratamento.
A participação da PROFTEC nessa campanha foi de disponibilizar cerca de vinte estudantes do segundo e terceiro módulo do curso técnico de enfermagem para a aplicação das vacinas imunizadoras a todos moradores que circularam no Centro de Atibaia. Esse procedimento aconteceu sob uma tenda no estacionamento do mercado municipal das 8h até 17h do sábado, 21, e, das 8h às 12h no domingo, 22 e 08 de novembro na feira noturna das 17h às 22h.
Em apenas dois dias do programa da prefeitura, os aspirantes a enfermeiros aplicaram aproximadamente 4.000 vacinas. Além disso, cumpriram com a função de orientar a população sobre os riscos da doença e todo o processo de tratamento. O trabalho desses estudantes foi acompanhado por dois professores enfermeiros e a diretora da escola Carmen Lígia, também enfermeira.



Mas, não para por ai neste sábado das 8h às 13h dois locais será base para vacinação, creche colonial localizada no Bairro Jd. Colonial e na Rotatória Maria Alvim no bairro de Alvinópolis, mais uma chance da sociedade se vacinar e lutar contra a Febre Amarela.





A secretária de saúde de Atibaia Maria Amélia Roda agradeceu o trabalho dos alunos e afirmou que a parceria entre o programa da prefeitura com a escola PROFTEC foi considerada um sucesso. Ideia garantida pelo número de aplicação de vacinas, a quantidade de profissionais que atuaram no local e, sobre tudo, o número de munícipes que estão livres da contaminação.



Fotos Arquivo Proftec

E-mail: diretoria@proftecatibaia.com.br
Tels: 11 4402 4169 | 11 99685 6899

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001