Publicado em 02 d Janeiro d 2018

Laboratório Municipal recebe certificado de desempenho excelente pela 5ª vez

O laboratório – localizado na Praça Santo Antônio, nº 110, Alvinópolis, anexo à Unidade “Sumico Ono” – atende à rede municipal de saúde há 30 anos.

Laboratório de Atibaia

Atibaia acaba de receber, pelo quinto ano consecutivo, o certificado de desempenho excelente pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) – ligado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) – em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Laboratório Municipal e à qualidade dos exames realizados na unidade.
O laboratório – localizado na Praça Santo Antônio, nº 110, Alvinópolis, anexo à Unidade “Sumico Ono” – atende à rede municipal de saúde há 30 anos e, nos últimos seis, está inscrito nesse programa de controle de qualidade externo. Por meio dele, amostras são enviadas para análise e avaliação da qualidade analítica, resultando na acreditação do sistema de gestão de qualidade nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Imunologia Básica, Parasitologia Básica e Urinálise Básica. Vale lembrar que o PNCQ é um controle externo de qualidade obrigatório previsto pela RDC 302/2005 da Anvisa e é também um elemento fundamental para garantia da qualidade do laboratório clínico moderno.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o laboratório realiza mais de 200 tipos de exames diferentes, com uma média de 35 mil análises por mês, que levam, no máximo, cinco dias para retornarem às unidades de saúde (aquelas que possuem internet fazem o acesso online dos resultados no mesmo dia da coleta e, em alguns casos, até mesmo em poucas horas). Os exames realizados por meio dos laboratórios de apoio HUSF, IAL e outros, de média e alta complexidade (hormônios e sorologias), levam no máximo 10 dias para retornarem até a unidade requisitante.
Conforme a Secretaria de Saúde, o laboratório conta com gerente, cinco farmacêuticos/ bioquímicos, três técnicos de laboratório e quatro auxiliares de laboratório, além de um recepcionista, quatro funcionários administrativos e uma funcionária de limpeza. O município tem 21 unidades de coleta e motoristas que transportam o material dessas unidades até o laboratório.
Para a secretária de Saúde, Maria Amélia Sakamiti Roda, a quinta certificação consecutiva do laboratório de Atibaia, com desempenho considerado excelente mais uma vez, é fruto de uma série de investimentos do Executivo, de planejamento estratégico do governo e de muito empenho dos profissionais da Administração Municipal e, em especial, da Secretaria de Saúde. “Mais uma vez o trabalho realizado no Laboratório Municipal, que já é considerado referência entre as cidades da região, é motivo de destaque para Atibaia, coroando toda a estrutura e a atenção da Prefeitura na área de Saúde”, ressaltou.
Segundo a secretária, “o reconhecimento obtido novamente motiva os profissionais da rede a continuarem atuando com dedicação e oferecendo uma prestação de serviços de alta qualidade no município”, salientou. “Gostaria de parabenizar a todos, em especial o corpo técnico administrativo do laboratório, pelo comprometimento e por mais essa conquista”, concluiu Maria Amélia.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001