Publicado em 03 d Maio d 2018

Vereadores aprovam projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus

Durante a discussão do projeto, a vereadora Roberta Barsotti apresentou um vídeo mostrando dados sobre a doença e também o cotidiano das pessoas que convivem com o Lúpus.

Lúpus

Foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus, de autoria da presidente da Câmara, Roberta Barsotti. Durante a discussão do projeto, a vereadora apresentou um vídeo mostrando dados sobre a doença e também o cotidiano das pessoas que convivem com o Lúpus.
Durante sua fala, a presidente destacou a importância de campanhas de conscientização e esclarecimentos voltados à população. “O Lúpus é uma doença autoimune grave, não contagiosa, que não tem cura mas tem tratamento. E, assim, como na maioria das doenças autoimunes muitas vezes as pessoas se confundem com os sintomas durante o diagnóstico e, portanto, demoram para descobrir a doença e é aí que mora o perigo”, afirmou. E completou: “além de esclarecer a população sobre a doença, a ideia também será criar grupos de pacientes e familiares para trabalhar a questão da autoestima, das dificuldades em lidar com o assunto e auxiliar todos aqueles que convivem diariamente com a doença”, relatou.
Roberta Barsotti alertou ainda para a questão que envolve o público feminino. “A maioria dos pacientes com Lúpus são mulheres, na faixa dos 20 a 40 anos, e portanto é necessário todo o cuidado para que essa mulher consiga se desenvolver, engravidar e ter uma rotina com qualidade de vida”, destacou a vereadora.
Pelo projeto, a Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus integrará o Calendário Oficial do Município e será realizada, anualmente, na semana do dia 10 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus. O objetivo será conscientizar a população de Atibaia acerca do Lúpus, desde o diagnóstico até as formas de tratamento, por meio de campanhas de conscientização com distribuição de material informativo, palestras, conferências e outras atividades que promovam o atendimento, exames, orientações e esclarecimentos dos casos da doença.
“Esse projeto é de extrema importância, vez que quanto antes for diagnosticada a doença mais resultados teremos com o tratamento. Dessa forma, agradeço a apoio dos demais vereadores para a aprovação desse projeto e vou cobrar a Secretaria Municipal de Saúde para que as atividades da Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus sejam executadas anualmente”, concluiu Roberta.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001