Publicado em 03 d Maio d 2018

Gestores da região se reúnem em Atibaia para elaboração de projeto na área de saúde bucal

Encontro discutiu a reorganização do modelo de atenção e a ampliação do acesso da população às ações de saúde bucal

Centro de convenções

Na manhã desta quinta-feira (26) Atibaia foi sede de um encontro regional que discutiu a reorganização do modelo de atenção e a ampliação do acesso da população às ações de saúde bucal. Na reunião, realizada na sede da Secretaria de Saúde, a articuladora de Atenção Básica da região de Bragança Paulista (Departamento Regional de Saúde – DRS VII) e interlocutoras de saúde bucal dos municípios de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões propuseram uma capacitação para as equipes de saúde bucal. A ideia é abrir um curso aos 11 municípios que compõem a região.

A expansão da rede de atenção e o incremento ao atendimento em saúde bucal vêm ampliando o número de profissionais que atendem a população. São medidas que exigem, portanto, viabilização de práticas educativas, visando capacitação e atualização para o atendimento às necessidades da população no contexto do Sistema Único de Saúde – SUS.

Em 2017, Atibaia registrou 80.951 atendimentos/procedimentos odontológicos na Atenção Básica, 8.577 no Centro de Especialidades Odontológicas e 13.968 procedimentos em ações coletivas envolvendo exames, escovações supervisionadas, palestras educativas e aplicação de flúor nos alunos das 38 escolas inscritas no Programa de Procedimentos Coletivos, realizado pela Divisão de Saúde Bucal da Prefeitura / Secretaria de Saúde de Atibaia.

O curso terá como objetivo a capacitação/atualização das equipes de saúde bucal visando a qualidade e a resolutividade na atenção à saúde com base epidemiológica e utilização de critérios de risco para os agravos em saúde bucal, desenvolvendo e atualizando conhecimentos técnico-científicos que propiciam a reflexão sobre os aspectos psicossociais, éticos, legais e políticos.

Tendo como fundamentos pedagógicos a educação permanente, a prática pedagógica a ser utilizada mesclará aulas expositivas e trabalhos em grupos baseados na problematização que objetiva a construção do ensino/aprendizagem a partir da prática vivenciada nos serviços.

A elaboração do projeto visa obter acesso a recursos financeiros da Política de Educação Permanente para sua execução e poderá ser sediado no município de Atibaia com a participação das equipes de saúde bucal dos demais municípios interessados da região de Bragança.

A expectativa da organização do curso é qualificar as equipes de saúde bucal para ações de promoção, prevenção e proteção à saúde de forma resolutiva e humanizada, com integração efetiva com as demais áreas de atuação no SUS.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001