Publicado em 05 d Agosto d 2018

Campanha de vacinação contra Sarampo e Paralisia Infantil começa amanhã

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade devem ser vacinadas; Neste sábado (4) há antecipação da campanha em quatro unidades de saúde de Atibaia

Vacinação

De 6 a 31 de agosto Atibaia estará participando da campanha nacional de vacinação contra sarampo e paralisia infantil (também conhecida como poliomielite). A vacina é gratuita e estará disponível em todas as salas de vacina do município – de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h – para crianças de 12 meses a menores de 5 anos.

Neste sábado (4) Atibaia também estará, junto a outros municípios do Estado de São Paulo, antecipando a campanha em quatro unidades de saúde: UBS Oswaldo Pacini, no Centro da cidade, USF Cerejeiras, UBS Tanque e UBS Portão, das 8h às 17h. E no dia 18 será realizado o “Dia D” em todo o território nacional, inclusive Atibaia, onde a campanha acontecerá em todas as salas de vacina (das 8h às 17h), e em postos volantes (ao longo do dia, conforme demanda), para facilitar o acesso à população.

Segundo a Secretaria de Saúde de Atibaia, é fundamental que todo munícipe verifique se o seu esquema vacinal está completo (consultando as anotações na caderneta de vacinação), em conformidade com o que se determina para cada idade alcançada.

O calendário vacinal contempla, nas crianças menores de 7 anos: uma dose de vacina SCR (tríplice viral) aos 12 meses de idade; uma dose de vacina Tetraviral (Sarampo/Caxumba/Rubéola/Varicela) aos 15 meses de idade; e a segunda dose de vacina Varicela no período entre 4 anos a 6 anos, 11 meses e 29 dias.

Crianças maiores de 7 anos a adultos até 29 anos devem, ao longo da vida, já ter tomado duas doses de SCR (tríplice viral). Assim, nessa faixa de idade: quem tiver documentação com esquema de vacinação incompleto deverá ser vacinado para completar o esquema já iniciado; e aqueles sem comprovação de vacinação anterior devem receber uma dose da vacina SCR na primeira visita ao posto de saúde e uma segunda dose de SCR 30 dias após a primeira dose.

Adultos de 30 a 58 anos devem já ter recebido pelo menos uma dose da vacina SCR documentada, independentemente de já terem contraído sarampo anteriormente ou não. De acordo com a Secretaria de Saúde, muitos adultos (acima de 30 anos) interpretam que devem receber novamente a vacina, mesmo já tendo o esquema completo anotado em caderneta, no entanto, nessa situação não é necessária nova vacinação. Já quem não possuir comprovação de vacinação anterior, nessa faixa de idade, deverá receber uma dose da vacina SCR.

Todos os profissionais de saúde devem já ter recebido duas doses de SCR. Se não estiverem adequadamente vacinados, devem completar o esquema. A vacina SCR não é recomendada para gestantes, pessoas com as defesas comprometidas, como aquelas em tratamento para câncer, AIDS, transplantados e crianças menores de seis meses. Além disso, mulheres em idade fértil vacinadas deverão evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.

Vale lembrar que os pais e responsáveis devem levar seus filhos em uma das unidades da rede pública municipal de saúde com a carteira de vacinação da criança em mãos, pois esta é uma campanha com um olhar diferente – mais do que em outras campanhas, a carteira de vacina é fundamental para que possa ser analisado o caso de cada criança.

Mais informações na Secretaria de Saúde (Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica) pelo telefone (11) 4414-2220.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001