Publicado em 29 d Novembro d 2018

Atibaia preenche vagas do Mais Médicos; no país, registros chegam a 96,6%

A inscrição continua até 7 de dezembro pelo site maismedicos.gov.br

Divulgação - internet

Balanço atualizado do Ministério da Saúde aponta que 96,6% das vagas do novo Edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. Até o último domingo (25), foram 29.780 inscritos com registro (CRM) no Brasil. Desse total, 20.767 foram efetivadas e 8.230 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital. Até o momento, 40 médicos já se apresentaram nas unidades básicas de saúde.
“Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do profissional cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.
A inscrição vai até 7 de dezembro pelo site maismedicos.gov.br, que já apresenta estabilidade. No momento da abertura das inscrições para o novo edital, o Sistema do Mais Médicos recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos. Para comparação, é mais que o dobro do número de médicos em atuação no país. A alta procura dos profissionais e os ataques cibernéticos ao sistema de inscrição provocou lentidão no Sistema e, por isso, o Ministério da Saúde prorrogou as inscrições.
“Assim que detectamos a ação fora do esperado, agimos com rapidez e, apesar dos ataques, não houve invasão”, esclareceu o ministro. O edital do Mais Médicos abriu 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba.

5 VAGAS DE ATIBAIA
Em Atibaia, os cinco cubanos do programa Mais Médicos já deixaram o país, conforme orientação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia, os cinco médicos estavam lotados nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Boa Vista (1), Cachoeira (1), Imperial (2) e Caetetuba (1).
Por enquanto, para que não haja descontinuidade de atendimento, o Governo Municipal está direcionando os pacientes para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cerejeiras. A expectativa é de que os novos profissionais já iniciem o atendimento ao município no início de dezembro, como está previsto no edital.
Das 5 vagas disponíveis em Atibaia, houve 100% de adesão, ou seja, 5 médicos já se candidataram para as vagas. Agora, quem analisa a documentação é o governo federal e, assim que os médicos estiveram liberados, começam a trabalhar de imediato.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001