Publicado em 17 d Abril d 2017

Data de postagem e entrega de correspondências pode ser obrigatória

Autor da proposta explica que o objetivo é evitar que documentos de cobrança sejam enviados próximo ou após a data de vencimento.

Imagem

Proposta em análise na Câmara dos Deputados altera a lei que regula os serviços postais no País (6.538/78) para tornar obrigatório constar a data de postagem e de entrega de todas as correspondências.
Autor da proposta – Projeto de Lei 5390/16 –, o deputado Alfredo Nascimento (PR-AM) explica que o objetivo é evitar que documentos de cobrança sejam enviados próximo ou após a data de vencimento, reduzindo o tempo hábil para a quitação.
Pelo texto, todo objeto postal deve conter, em caracteres latinos e algarismos arábicos, o nome do destinatário, seu endereço completo, a data em que foi postado pelo remetente e a data em que foi entregue ao destinatário. O atraso, diz Nascimento, “pode trazer vários prejuízos para os destinatários, como cobranças irregulares de juros e multas e até inserir o nome nos cadastros de proteção ao crédito”, observa o autor.
Nascimento argumenta ainda que o projeto permitirá que os destinatários possam reaver multas e juros cobrados indevidamente, uma vez que haverá como comprovar a data em que recebeu a correspondência.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você acha que a Prefeitura deveria reformar novamente a Praça da Matriz e a rua José Lucas? (Sem causar transtornos ao comércio)

SIM
NÃO

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001