Publicado em 28 d Julho d 2017

Conselho do Idoso fez reunião com palestra sobre violência

O tema foi “Maus-tratos e exploração dos idosos”, pela dra. Ana Bregeiro

Divulgação

O Conselho Municipal do Idoso realizou mais uma reunião quinzenal nesta terça-feira, 25 de julho, no plenário da Câmara. Os trabalhos foram coordenados por Renato Sozzi e Luiz Favret. A palestra sobre “Maus-tratos e exploração dos idosos” foi apresentada pela dra. Ana Paula Bregeiro, presidente da Comissão do Direito dos Idosos da OAB/Atibaia. A vereadora Roberta Barsotti acompanhou o evento.
Ana Bregeiro alertou para a violência contra idosos, que começa em casa e é praticada por parentes como netos e filhos. Ela citou estatísticas e notícias sobre atos violentos, em especial a exploração dos idosos por parentes usuários de drogas. A cada 10 minutos, um idoso é agredido no Brasil e, em 70% desses casos, pelo próprio filho, apontou a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro. A OAB de Atibaia está apoiando, com base no conhecimento do Direito, as iniciativas do Conselho e da comunidade em torno dos idosos.
Segundo Augusto Luppi, também do CMI de Atibaia, a população de idosos em Atibaia se aproxima dos 40 mil e poderá ser metade da população ainda neste século. Luppi citou a professora Ecléa Bosi, recentemente falecida aos 80 anos e que estudou hábitos de leitura e memória em idosos, ajudando a fundar na USP o programa Universidade Aberta à Terceira Idade.
A discussão após a palestra de Ana Bregeiro apontou a pouca participação dos idosos nos eventos do CMI, a necessidade de treinamento e formação para familiares de idosos e a possibilidade de criação de comunidades voltadas à terceira idade.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001