Publicado em 26 d Fevereiro d 2018

Um instrumento de análise simples e valioso

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Ilustrativa

Use a matriz F.O.F.A. para corrigir deficiências e melhorar a empresa. Certamente, o empresário já ouvir esse conselho. A justificativa é de que, ao conhecer as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que influem os negócios, é possível se organizar e projetar soluções competitivas mais eficientes.
Mas o que é mesmo essa matriz? A matriz F.O.F.A. é definida como instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos das empresas, com o objetivo de torná-las mais eficientes e competitivas, corrigindo assim as deficiências. O nome é um acrônimo para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Também conhecida como análise F.O.F.A. ou análise F.F.O.A, a matriz deriva da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats).
Realizar essa análise leva a empresa a pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, dos seus proprietários e do mercado. Fazendo um resumo, as metas principais são: ter uma visão interna e externa do negócio; identificar os elementos-chave para a gestão da empresa; estabelecer prioridades de atuação e de decisões; dispor de “diagnóstico” sobre a saúde da empresa; e definir posturas para resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados.
A análise é muito útil para negócios já estabilizados e que precisam melhorar a sua representatividade no mercado. Deve ser aplicada de tempos em tempos (mesmo se tudo estiver indo bem) porque disponibiliza informações relevantes para desenvolver o planejamento estratégico.
A matriz é sempre feita em quadrantes, ou seja, em quatro quadrados iguais. Em cada quadrado, são registrados fatores positivos e negativos para a implantação do negócio. A tarefa principal é levantar o maior número possível de itens para cada área (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Quanto mais completo for esse levantamento, mais acurada e precisa será a análise e melhores as chances de desenvolver soluções eficazes.
Querem uma dica de sucesso: é importante que as informações levantadas sejam extremamente honestas. O foco é a realidade e não em como seria “o negócio ideal”, a fantasia que pode nos atrapalhar. Não seja nem muito otimista, nem muito pessimista. Como sempre acentuamos em nossa coluna, o mais importante é estudar, planejar, organizar e envolver os colaboradores em novas metas.

Por Wagner Casemiro

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