Publicado em 06 d Agosto d 2018

Vendas no comércio para o Dia dos Pais devem superar recuo do ano passado

A empresa alerta que o cheque continua sendo uma opção de meio de pagamento para os consumidores, inclusive nas datas comemorativas.

Ilustrativa

O Dia dos Pais está próximo e, como em todas as datas comemorativas, o varejo se prepara e começa a criar estratégias para chamar a atenção dos consumidores, ao mesmo tempo em que busca alternativas para se resguardar de possíveis vendas cujos pagamentos podem não ser efetivados. Nesse sentido, a área de Indicadores Econômicos da Boa Vista SCPC projeta um crescimento nas vendas neste Dia dos Pais, superando assim o recuo de 0,5% obtido em 2017, na comparação com o mesmo período de 2016. O Dia dos Pais será comemorado em 11 de agosto.
A empresa alerta que o cheque continua sendo uma opção de meio de pagamento para os consumidores, inclusive nas datas comemorativas. Aceitá-lo requer cuidados. Indicador da Boa Vista SCPC aponta que, neste ano (até abril), 1,93% dos cheques movimentados foram devolvidos. No ano passado, esse número foi de 2,10%. Receber pagamentos com cheque pode ser uma opção segura de retorno se utilizada uma ferramenta de análise adequada.
Outra informação interessante da Boa Vista é que a Demanda por Crédito do Consumidor cresceu 2,1% no 1º semestre de 2018. Na comparação mensal dessazonalizada, o indicador avançou 0,3% em relação a maio. No acumulado em 12 meses, houve crescimento de 1,9% (julho de 2017 até junho de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na avaliação interanual (maio de 2018 frente a maio de 2017), junho apresentou relativa estabilidade (0,1%).
Considerando os segmentos que compõem o indicador, o segmento Financeiro apresentou diminuição de 2,2% na variação mensal dessazonalizada. O segmento Não Financeiro avançou 2,0% na mesma base de comparação. A lenta retomada da economia e alto nível de desemprego no início do ano têm contribuído para um crescimento menor do consumo e, consequentemente, da demanda por crédito. Espera-se que com as perspectivas positivas para os juros e inflação o indicador siga evoluindo de forma gradual.
O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano-base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001