Publicado em 12 d Dezembro d 2018

Anna Luiza Calixto representa o Estado em Congresso Internacional da Saúde da Criança

Durante macroevento na capital do Acre, a jovem atibaiense palestrou para a comunidade científica; acadêmica e médica internacional.

Anna Luiza Calixto

A capital acreana sediou, do dia vinte e dois a vinte e cinco de novembro, o Congresso Internacional da Saúde da Criança, que reuniu mais de cinco mil pessoas – dentre médicos; pesquisadores; militantes; historiadores; antropólogos; sociólogos; cientistas políticos e professores, afim de discutir inúmeras temáticas pautadas no bem estar da criança e do adolescente em um ambiente social que, não raro, solidifica práticas prejudiciais para o desenvolvimento sadio deste público.
O macroevento teve como palco a Universidade Federal do Acre (UFAC), cujos estudantes da área de medicina marcaram presença no Congresso, enquanto monitores para a locomoção dos milhares de participantes no campus de mais de nove hectares (que é pano de fundo de incontáveis pesquisas com o olhar ambiental em preservação), e assistiu discussões extremamente relevantes e que versaram entre a hipertensão e obesidade infantil; políticas de saneamento básico para os estados em que ela ainda é precária; gravidez precoce; aborto em casos de violência sexual e, em um marco histórico para as discussões da comunidade de direitos humanos, o trabalho infantil – como pauta de saúde pública, é válido ressaltar. E é justamente nesta pauta que insere-se o forte discurso da jovem atibaiense Anna Luiza Calixto, que esteve no Congresso, palestrando no Simpósio Internacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, ocorrido durante o encontro.
“A importância da atuação sóciopolítica de crianças e adolescentes no combate e enfrentamento ao trabalho infantil” – este foi o tema encampado durante a mesa redonda que pensava nas articulações da rede protetiva para emancipar a participação do público infantojuvenil no olhar sobre a proteção aos próprios direitos. Além de Anna, estavam também a Professora Sandra Cavalcante, orientadora do mestrado da Faculdade de Saúde Pública da USP e o ginecologista e obstetra Dr. Jefferson Drezzet, cuja atuação específica se dá no campo da gravidez precoce. “Anna me surpreendeu muito desde que a convidei para conhecer o Núcleo de Pesquisa do Trabalho na Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, ocasião em que proferiu Aula sobre o universo do trabalho em prejuízo direto ao desenvolvimento da infância. Com presença de palco e clareza de ideias, a menina rapidamente se tornou referência para a tese de muitos de meus alunos – não só em fala, mas em sua história de atuação sócio política, que tem impactado a vida de tantas crianças e adolescentes.” – conta a Professora Sandra ao Jornal O Atibaiense.
“No processo de envolvimento social para o enfrentamento às mazelas sociais, tais como o trabalho infantil, é mais do que necessário conceituar que esta violência – que precisa ser concebida como tal – é fruto de um desencadeamento industrial a nível mundial que têm como alvo um público vulnerável que pode oferecer mão de obra barata e desqualificada. Ainda, é necessário abrir mão de privilégios e desconstruir o paradigma social que envolve nossos meninos e meninas em um estado transitório de ‘vir a ser adulto’, que se perpetua até os dezoito anos. A construção do adulto responsável deriva de uma infância e uma adolescência respeitada e educada sobre suas responsabilidades e, sobretudo, identidade.” - afirma Anna Luiza, durante sua Palestra.
A jovem travou a mesma luta pela afirmação da identidade da criança e do adolescente enquanto sujeito de direito e prioridade absoluta no Projeto Social Os Cinco Passos, de sua autoria e fundação, cuja versão piloto teve lar na cidade de Atibaia. A iniciativa já atendeu duzentas mil crianças e adolescentes em quinze estados brasileiros e acaba de marcar presença no Acre. Fomentando o debate e, principalmente, fazendo jus ao lema do Projeto: participar para transformar e transformar para crescer.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001