Publicado em 01 d Fevereiro d 2019

Atibaia tem até 17 de março para inscrição na 17ª Semana Nacional dos Museus

Anualmente, Atibaia tem participado da iniciativa, com base no trabalho desenvolvido por Lilian Vogel no Museu Municipal João Batista Conti.

Museu Municipal João Batista Conti.

Entre os dias 13 e 19 de maio, será realizada a 17ª Semana Nacional dos Museus. Organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa abre espaço para que museus e outras instituições culturais promovam atividades relacionadas ao tema da edição desse ano: “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. As propostas devem proporcionar às respectivas comunidades a reflexão, a discussão e a troca de experiências.
Anualmente, Atibaia tem participado da iniciativa, com base no trabalho desenvolvido por Lilian Vogel no Museu Municipal João Batista Conti. As inscrições para a 17ª Semana estão abertas até o dia 17 de março e podem ser feitas no site do Ibram. As instituições municipais que se inscreverem deverão realizar atividades que proporem, como exposições, visitas mediadas, exibição de filmes e palestras. O Ibram mobilizará o setor museológico, divulgando a temporada cultural e produzindo o guia virtual da programação.
ATIVIDADES GRATUITAS
Para a Confederação Nacional de Municípios, a 17ª Semana Nacional de Museus é uma importante iniciativa para estimular a articulação do setor museológico brasileiro e a promoção dos museus e outras instituições culturais municipais. A entidade acredita que os municípios devem se engajar na proposta, mas adverte que os interessados devem apresentar propostas de atividades que sejam executáveis e que respeitem as respectivas realidades locais em termos de recursos humanos, estruturais e financeiros.
Em 2018, Atibaia participou da 16ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus, com mostra no Museu Municipal João Batista Conti que recebeu o título de “A Simplicidade da Vida e o Cheiro de Roça”. No ano passado, a Semana de Museus, realizada em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), tomou por tema “Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”. Ao todo, 1.130 museus de todo o Brasil ofereceram atividades culturais gratuitas ao público.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001