Publicado em 19 d Maio d 2017

“Maio Amarelo” promove prevenção no trânsito de Atibaia

Atividades têm como objetivo a conscientização de motoristas e pedestres

Divulgação

Na manhã de segunda-feira (15) e de sexta-feira (19) a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, realizou no município novas operações de prevenção no trânsito pelo “Maio Amarelo”, movimento que busca chamar a atenção da sociedade para os riscos nas ruas em todo o mundo e promover a segurança viária.
Nas operações realizadas esta semana, ambas no entorno do “Ganha Tempo” de Atibaia, no Centro, agentes de trânsito distribuíram materiais para a conscientização de motoristas e pedestres e prestaram orientações diversas, como a importância de o motorista se focar no trânsito, usar o cinto de segurança e não utilizar telefones celulares enquanto dirige, entre outras medidas preventivas. Novas ações pelo movimento “Maio Amarelo” estão programadas no município para os próximos dias 22, 26 e 31 de maio.
No último mês de março, aproximadamente 400 pessoas receberam orientações sobre segurança no trânsito durante a campanha “Atibaia mais segura”, realizada pela Prefeitura na Rua Benedito de Almeida Bueno (esquina com a Rua São João) e também na Alameda Lucas Nogueira Garcez (com a Avenida Santana).
As operações pelo “Maio Amarelo” na cidade contam com a parceria da Secretaria de Segurança Pública de Atibaia e do Detran (Ciretran de Atibaia).

Movimento “Maio Amarelo”

O “Maio Amarelo” nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula o público a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
Vale ressaltar que o “Maio Amarelo”, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.
Fonte: www.maioamarelo.com

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você acha que a Prefeitura deveria reformar novamente a Praça da Matriz e a rua José Lucas? (Sem causar transtornos ao comércio)

SIM
NÃO

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001