Publicado em 08 d Agosto d 2017

Atibaia se destaca na fabricação de chips na região de Campinas

O trabalho faz um mapa regional do PIB (Produto Interno Bruto). Atibaia é parte da região de Campinas, que é destaque em muitos segmentos.

Fabricação de chips

Atibaia aparece como destaque na fabricação de chips na região administrativa de Campinas em estudo sobre PIB, realizado pela Fundação Seade. O cálculo do Produto Interno Bruto dos municípios paulistas é feito desde 1998, no âmbito de projeto nacional coordenado pelo IBGE e que abrange todos os municípios brasileiros.
A metodologia utilizada – desenvolvida conjuntamente pelo IBGE e órgãos estaduais de estatística, entre os quais a Fundação Seade – consiste basicamente no rateio, entre os municípios, do Valor Adicionado das principais atividades econômicas contidas no PIB do Estado (inclusive impostos), por meio de indicadores pertinentes a cada uma delas, calculados com base em resultados de pesquisas econômicas e registros administrativos. Como a mesma metodologia é adotada em todo o país, é possível comparar o PIB dos municípios paulistas com o dos demais Estados.
Em dezembro de 2016, foi divulgado o PIB dos municípios para o período 2002-2009 e para 2014, tendo como base o ano de referência 2010, complementando a série 2010-2013 já divulgada. O encadeamento dessa série permitiu uma visão mais apurada das dinâmicas territoriais dos grandes setores de atividade – agropecuária, indústria e serviços. Como pano de fundo mais geral, a série do PIB do Estado de São Paulo de 2002 a 2014 mostra a queda de participação da agropecuária (de 3,3% para 1,8%) e da indústria (de 27,4% para 22,0%). O setor de serviços, por outro lado, aumentou seu peso de 69,3% para 76,2%.
GEOGRAFIA ECONÔMICA
Os dados do PIB municipal mostram como essa dinâmica se distribuiu entre as regiões e alterou a geografia econômica do Estado. As seis regiões metropolitanas do Estado, em conjunto, reduziram sua participação no Valor Adicionado de 79,3% para 78,0%, mas o comportamento dos setores mostram diferenciações que merecem destaque: a participação dessas regiões apresentou queda na indústria (de 77,9% para 72,2%) e nos serviços (de 81,4% para 80,1%) e aumento na agropecuária estadual (de 23,1% para 26,5%).
No estudo da Seade, a região de Campinas é ligada ao refino de petróleo e à cadeia produtiva da indústria automobilística, máquinas e equipamentos para construção civil e agricultura, máquinas-ferramenta de controle numérico. Acrescente-se a fabricação de eletrodomésticos da linha branca, de latas de alumínio, metais sanitários, válvulas industriais para óleo e gás, além da indústria canavieira (açúcar, álcool e eletricidade), fabricação de móveis, de têxteis, indústrias de papel (que atuam em Bragança Paulista), não tecidos para uso em fraldas e absorventes e alta tecnologia.
ONDE ATIBAIA APARECE
Na região, há vários centros de P&D (pesquisa e desenvolvimento), que são, de certa forma, emulação do grau de excelência das universidades públicas locais. A produção farmacêutica evidencia-se, sobretudo, pelos complexos industriais de destacados laboratórios nacionais, como o de Itapira e os de líderes em medicamentos genéricos. São citados ainda os produtos dermatológicos, vacinas contra a febre aftosa, centros tecnológicos de bancos, data centers e logística.
Textualmente, o estudo aponta: “Fabricantes de produtos eletrônicos e equipamentos de comunicação concentram-se em municípios da região metropolitana, como Campinas, Jaguariúna, Hortolândia e Indaiatuba, enquanto os equipamentos de informática sobressaem em Jundiaí (PCs, notebooks, smartphones e tablets) e Atibaia (chips)”.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você acha que a Prefeitura deveria reformar novamente a Praça da Matriz e a rua José Lucas? (Sem causar transtornos ao comércio)

SIM
NÃO

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001