Publicado em 09 d Agosto d 2018

Santo Cruzeiro recebe pintura regular, mas faltam identificação e comunicação visual

.

Santo Cruzeiro

Os monumentos, marcos históricos e turísticos, estão esquecidos em Atibaia. O jornal O Atibaiense está fazendo uma série de artigos com o objetivo de levantar esses marcos, começando pelo centro da cidade. O primeiro foi o monumento ao dr. Zeferino Alves do Amaral. Na mesma praça dos Três Poderes, onde estão os prédios da Câmara, da Prefeitura e do Fórum Cidadania, está o monumento à imigração japonesa, tema do segundo artigo. Ficando no mesmo espaço, o monumento com maior destaque é o Santo Cruzeiro.
A história começa em 7 de setembro de 1922, quando foi inaugurada a praça do Santo Cruzeiro, em Atibaia. Existem muitas histórias em torno do monumento, como lembrava o saudoso historiador e cronista Renato Zanoni. Ali, como espaço de veneração e devoção, muitos se acostumaram a pedir a intercessão aos céus para seus anseios.
Regularmente, a Prefeitura realiza a pintura dos muros que rodeiam o Santo Cruzeiro, formada por uma grande cruz de madeira, com objetos que simbolizam passagens de Jesus. Um temporal danificou a cruz em agosto de 1975, mas ela foi reconstruída um mês depois. Em 2002, o movimento foi pelo seu tombamento como patrimônio cultural. No local, foi guardada uma caixa com objetos que um dia serão resgatados, incluindo um exemplar do jornal O Atibaiense.
Segundo a pesquisadora Lilian Vogel, o Santo Cruzeiro é um importante marco religioso e folclórico da cidade e local onde ocorre a ladainha dos Congos durante o ciclo natalino e nos festejos em homenagem ao padroeiro São João Batista. O monumento representa também o sincretismo religioso do povo, já que recebe oferendas de pessoas de várias crenças.
Falta no monumento uma placa com um resumo dessas informações, estimulando o visitante a conhecer a nossa história.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense © 2010

Rua Rio de Janeiro, 107 - Atibaia Jardim - Atibaia - SP - (11) 4413-0001