Publicado em 11 d Setembro d 2018

Projeto propõe criação de Ambulatório de Idosos em Atibaia

O objetivo é ampliar o atendimento, com equipe multiprofissional qualificada, atuando para proporcionar atendimento humanizado aos pacientes

Ambulatório de Idosos - ilustrativa

A terceira idade de Atibaia vem recebendo atenção especial ao longo dos últimos anos. Hoje, o município contabiliza cerca de 26 mil idosos inseridos em políticas de envelhecimento ativo promovidas pela administração municipal. Há cerca de 20 grupos de terceira idade na cidade, com homens e mulheres participando de atividades culturais, esportivas e recreativas gratuitas oferecidas pela Prefeitura.
Em virtude da ampliação na expectativa de vida da população e, consequentemente, na demanda de políticas públicas para a terceira idade, o poder público vem buscando ampliar a oferta de atividades que garantam o envelhecimento ativo dos munícipes. Uma nova proposta, em análise pela Prefeitura, é a criação do Ambulatório de Idosos, que já existe em outras cidades. O objetivo é ampliar o atendimento, com equipe multiprofissional qualificada, atuando para proporcionar atendimento humanizado aos pacientes, vida mais saudável e melhor qualidade de vida.
PASSAM POR TRIAGEM
A Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, criou em 2014 o Ambulatório de Saúde do Idoso, como serviço de apoio às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) exclusivamente para a saúde dos idosos, que fazem triagem para o local.
A estrutura começou com sala de espera, consultório médico, distribuição de material de limpeza, sala de inalação, arquivo, enfermagem, administração, sala de atividades corporais, esterilização, almoxarifado, sala de assistente social e sanitários. Antes, os idosos eram atendidos no Ambulatório de Referência de Especialidades e passaram a contar com espaço apropriado.
ITU INAUGUROU O SEU
Itu também inaugurou, no ano passado, seu Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado (Caime) com a proposta de um novo modelo de atendimento aos idosos. O Caime nasceu do desejo de oferecer serviço de qualidade aos idosos e é considerado “projeto inovador, inspirador e inédito, pois utiliza o espaço do Centro de Convivência do Idoso para integrar os serviços de saúde, reabilitação e socialização em nível municipal”. O objetivo é prestar assistência multidisciplinar ambulatorial, através de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades estimulando o envelhecimento ativo. O serviço conta com atendimentos médico e odontológico especializados, enfermagem, nutricionista e fisioterapia.
Em Itu, o sistema foi pensado de forma que os pacientes idosos em situação de risco são triados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para avaliação em ambulatório e direcionados para às atividades da melhor idade; e os frequentadores do Centro de Convivência que necessitarem também são encaminhados, após avaliação nas UBSs, para o Caime.
OUTRA EXPERIÊNCIA
Outra experiência é o Ambulatório Médico de Especialidades Idoso Oeste, como referência para a região Oeste (Butantã e Lapa/Pinheiros) e região centro da Capital, atendendo pacientes com idade igual ou maior que 60 anos. O serviço também foi estendido a idosos dos municípios de Carapicuiba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, e Pirapora do Bom Jesus. Com 2.488,53 m2 de área construída, em dois pavimentos, o ambulatório começou com consultórios de atendimento médico, sala para pequenos procedimentos, sala de recuperação e salas para realização de exames.
Esses ambulatórios podem ser geridos pelas secretarias municipais de Saúde ou por uma associação ou organização social. O importante é que o compromisso seja com ações de responsabilidade social, transparência e eficiência na gestão ambulatorial. Uma ideia é de que se destine ao atendimento da demanda interna e usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. E que não atenda demanda espontânea nem de emergência.

O Atibaiense - Da redação

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001