Publicado em 17 d Dezembro d 2018

Programa Saber Mais promove lançamento de livro com realidade aumentada

O livro foi escrito pelos estudantes durante as aulas de reforço escolar e chama a atenção por contar com algumas páginas em Realidade Aumentada – RA, além de detalhes em português e inglês.

Programa Saber Mais

Nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, a Prefeitura de Atibaia realizou um grande evento na área de Educação, contemplando duas ações marcantes junto aos estudantes: o lançamento de um livro que conta com realidade aumentada e um concurso de soletração de inglês. O evento, realizado na Estação Atibaia, com a presença de alunos e educadores, marcou o encerramento das atividades de 2018 pelo Programa Saber Mais – que oferece aulas de reforço escolar e inglês aos alunos da rede municipal de ensino.
No período da manhã aconteceu o lançamento do livro “Que bicho é esse?”, produto que é fruto do trabalho no Programa de Apoio Pedagógico “Saber Mais”, envolvendo mais de 700 alunos participantes do Projeto de Recuperação e Reforço Escolar. O livro foi escrito pelos estudantes durante as aulas de reforço escolar e chama a atenção por contar com algumas páginas em Realidade Aumentada – RA, além de detalhes em português e inglês.
“Que bicho é esse?” apresenta mais de 90 animais da Mata Atlântica, com várias curiosidades e informações sobre cada um deles, e conta com ilustrações de crianças de Atibaia – Carolina Cortasso, Victor Hugo Severino e Samuel Alves. Segundo a Secretaria de Educação, além de contribuir com a ampliação dos conhecimentos dos estudantes e estimular a preservação ambiental, a proposição e produção do livro enriqueceu as práticas educativas, favorecendo a organização de um ambiente acolhedor, prazeroso e, sobretudo, repleto de novos conhecimentos e aprendizagens significativas, além de introduzir os alunos no mundo da leitura e da produção de textos escritos.
“O livro é apenas um dos frutos do trabalho intenso realizado pela Prefeitura na área de Educação. É um produto muito inovador, que se destaca pela interatividade. Ao baixar um aplicativo pelo celular e apontar o aparelho para o livro é possível visualizar recursos em realidade aumentada, como o mascote do livro, entre outros detalhes”, afirmou o prefeito em exercício, Emil Ono, durante o evento. “Parabéns aos alunos e educadores envolvidos nesta publicação”, ressaltou.
No período da tarde aconteceu o “Animals Contest”, espécie de competição de soletração em inglês baseada no livro “Que bicho é esse?” e dividida em fases. Na 1ª Fase – Spelling – os alunos soletraram nomes dos animais projetados. Na 2ª Fase – True or False – os estudantes responderam True (verdadeiro) ou False (falso) para frases projetadas na lousa. Na 3ª Fase – Who Am I? – os alunos tiveram que ouvir quatro frases sobre um determinado animal e, ao final, adivinhar qual era a espécie em questão. Na 4ª Fase, a final, restaram quatro escolas competindo entre si para definir a classificação – 1º, 2º e 3º lugares – e foram projetados cinco animais para que os alunos formassem frases com características e habilidades de cada um.
Todos os estudantes participantes (quatro por escola) receberam livros, certificados e medalhas de participação. A grande vencedora do concurso foi a EM Prefeito Takao Ono, premiada com uma lousa interativa digital, além de um tablet de 9" polegadas para cada aluno representante da unidade: Juliana Leal Cardoso; Amanda de Souza Borges; Kerim Ferreira da Rocha; e Stephany Vitória dos Santos Vitorino.
O 2º lugar ficou com a EM Prof.ª Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim, e cada um dos seus representantes – Gabriel Fernando Domingos, Daniele Calderon Dantas, Gabriela Soares Carvalho e Jullya Cristina Perpétuo Gomes – recebeu um tablet de 7" polegadas. A 3ª colocação foi da EM Prefeito Walter Engrácia de Oliveira, que também teve cada um dos seus representantes – Julia Brito Alves, Heron Vithor de Carvalho Costa, Alicia Isabela dos Reis Pereira e Maria Luiza da Costa Ferreira – recebendo um tablet de 7" polegadas.
O vencedor do desenho do mascote do livro “Que bicho é esse?”, Vitor dos Santos Inácio, também foi premiado com um tablet de 9" polegadas. O estudante frequenta a EM Waldemar Bastos Buhler, que recebeu uma lousa interativa digital pela conquista.
“Investir em educação é o caminho para um país melhor, uma forma de garantir autonomia aos jovens. O governo acredita nessa proposta, tanto que já inauguramos treze unidades de Educação em Atibaia e oferecemos inglês e reforço escolar para mais de quatro mil alunos, entre outras inúmeras ações e investimentos na área”, lembrou Emil Ono. “Parabéns a todos os alunos participantes, aos educadores pelo trabalho e aos vencedores pela brilhante conquista”, salientou ao final do concurso.
Além do prefeito em exercício estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Márcia Bernardes; o gerente pedagógico da Sisttech, empresa parceira da Prefeitura na produção do livro; professores, diretores e funcionários da Educação.
O Programa Saber Mais oferece aprimoramento linguístico (aulas de inglês) durante o horário escolar a todos os 3.400 alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais, além de reforço para cerca de 700 alunos com deficit de aprendizagem em matemática e língua portuguesa, no contraturno escolar. Ele propõe uma série de atividades práticas, experimentais, lúdicas, tecnológicas e contextualizadas para as crianças, proporcionando a aprendizagem por meio da observação, da prática e da vivência cotidianas, e tem como um dos produtos finais a publicação do livro de autoria dos próprios alunos.

Deixe seu comentário

Para postar um comentário, você precisa de uma conta.
Faça login
ou
Registre-se

Enquete

  Você é contra ou a favor do comércio em praças públicas?

A FAVOR
CONTRA

Última Edição

  Digite seu email abaixo para receber mensagens periodicamente com nossas últimas noticias:


Notícias por Data

Jornal O Atibaiense ©

Rua Deputado Emílio Justo, 280 - Nova Aclimação - Atibaia - SP - (11) 4413-0001